Paróquia Nossa Senhora das Graças
 
 ARTIGOS
Ver todos
 DESTAQUES
 
 
FOTOS EM DESTAQUE
Ver todas
 
 CADASTRE-SE
Cadastre seu e-mail para receber atualizações do nosso site:
 
 
 
História da Paróquia:
A paróquia de N. S. das Graças foi criada em 12/01/1967 e sua instalação ocorreu no dia 29/01/1967. A capela de N. S. das Graças foi a igreja matriz.

S. Maria Delle Grazie, para nós, Nossa Senhora das Graças, é venerada em Benevento, Itália, no seu Santuário Mariano, em cujo decreto datado de 1957, o Papa Pio XII a proclamou como Basílica Menor.

Dr. Francisco Tozzi, quando veio da Itália para o Brasil, trouxe consigo a devoção à Madonna Delle Grazie.

A imagem da Virgem das Graças veio da Itália em 1919 e estabeleceu-se no mesmo ano, que o dia da Padroeira seria a mesma data que era celebrada em sua terra natal na Itália, ou seja, 02 de Julho.

Na década de 1970, em virtude desta primeira capela não comportar tantos fiéis, começou-se a pensar na construção de uma nova igreja, num lugar amplo e central da cidade para melhor acolher o povo da cidade. O projeto da atual igreja matriz, que tem como padroeiro Cristo Rei, foi iniciado durante a gestão do Pe. Eduardo Tormo. Sua construção, bem como de todo conjunto paroquial, foi sendo constuído lentamente tendo sido terminada em 02/07/1990.
Comunidades:
1. Matriz Velha Nossa Senhora das Graças - Centro
2. Matriz Nova Cristo Rei - Centro
3. Com. Nossa Senhora Aparecida - Bairro Bela Vista
4. Com. Nossa Senhora dos Desamparados - Bairro dos Francos
5. Com. Senhor Bom Jesus - Casas Populares
6. Com. Santa Rita de Cássia - Jardim Europa
7. Com. São José - Bairro do Barreiro
8. Capela Nossa Senhora Auxiliadora - Bairro dos Tanques
9. Capela Imaculada Conceição - Bairro dos Moreiras
10. Capela São João Batista - Bairro dos Pimentéis
11. Capela Santa Helena - Bairro Cavalinho Branco
12. Núcleo de Evangelização São Rafael (MKZ) - Jaboticabal
13. Hospital Dr. Francisco Tozzi
14. Creche Pequeno Lar da Sagrada Família.
15. Asilo São Camilo de Lélis
Imagem
Horários de Missas:
Igreja Matriz Nova – Cristo Rei - Centro
Missa:
Sábados – 18:00
Domingos -10:00 e celebração da Palavra as 18:00

Matriz Velha - Igreja N.S. das Graças (Acima do Balneário)
Missa:
Sábados – 16:00

Comunidade Nossa Senhora Aparecida(Bairro Bela Vista) Rua Campinas
Missa:
Domingos- 08:00

Comunidade Nossa Senhora dos Desamparados (Bairro dos Francos) Rua Jaboticabal
Missa:
Domingos- 19:30

Comunidade Bom Jesus (Bairro Casas Populares) Rua Monteiro Lobato
Missa:
Domingos as 18:00

Comunidade Santa Rita de Cássia (Bairro do Jardim Europa) Rua José Gomes do Amaral, 197
Missa:
Quinta-feira às 19:30
Imagem
Nossa Senhora das Graças:
Origem da Devoção a Nossa Senhora das Graças:

Santíssima Maria Delle Grazie, é venerada em Benevento, Italia, no seu Santuário Mariano.
A Igreja foi construída, por promessa feita pela população da cidade, durante a epidemia colérica no ano de 1837.
No altar-mor se venera a estátua estilo policromada de Santa Maria Delle Grazie.
Essa substituiu a imagem que tradicionalmente se dizia trazida, no século VI, de Constantinopla, pela virgem Artelaide (+567) que para escapar das perseguições do imperador Giusteniano, se refugiou em Benevento, junto ao seu tio Narsete, que era general imperial.
Ali, Artelaide fez construir por generosidade do tio, uma Igreja para receber a imagem.
O Papa Pio XII, em 2 de outubro de outubro de 1954 declarava a "Madonna Delle Grazie" Padroeira de Benevento.
Imagem
Párocos Anteriores:
Nome: Padre Pedro Maia Pastana
Ordenação: 25/11/1981
Data de Nascimento: 20/11/1956

Breve Histórico:
Nascido em Amparo, no dia 20 de novembro de 1956, filho de Homero Maia Pastana e de Irma de Arruda Pastana.

Estudou no Grupo Escolar Luiz Leite de 1964 a 1968 e depois no Instituto de Educação Dr. Coriolano Burgos. Orientado pelo Monsenhor João Batista Lisboa, ingressou em 1975 no Seminário da Imaculada em Campinas, cursou filosofia e teologia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, foi ordenado diácono no dia 31 de outubro de 1980 na Catedral de Campinas e padre no dia 27 de novembro de 1981 na Matriz Nossa Senhora do Amparo, onde fora batizado no dia 16 de dezembro de 1956 e fizera a primeira comunhão, no dia 4 de dezembro de 1965. Crismado por D. Bernardo José Bueno Miele, na Igreja do Rosário no dia 3 de maio de 1964.

No início de 1982 foi nomeado vigário cooperador da Paróquia Sant’Ana em Pedreira.

Foi transferido para Serra Negra, no início de 1983, nomeado administrador das Paróquias Nossa Senhora do Rosário e São Francisco de Assis, permanecendo aí só o primeiro semestre daquele ano.

Aos 6 de agosto de 1983 assumiu a paróquia Nossa Senhora do Rosário em Hortolândia permanecendo aí até o começo de 1988. Entre 1984 e 1987 foi reitor do Seminário da Imaculada – filosofia, em Campinas.
De 1988 a 1994 foi pároco de Nossa Senhora do Rosário em Serra Negra, quando então retornou à sua cidade natal como responsável pela paróquia Nossa Senhora do Amparo.(o pároco de Nossa Senhora do Amparo tem a responsabilidade da direção espiritual do Conselho Particular de São Vicente e da Associação das Damas de Caridade) Nessa época também foi nomeado Vigário Episcopal da Região Leste da Arquidiocese de Campinas. O processo de criação da “futura diocese de Amparo”, por ordem do Arcebispo de Campinas, conforme o roteiro proposto pela Santa Sé, iniciado pelo Padre Francisco de Paiva Garcia, vigário episcopal no período anterior, seguiu seu curso normal até a sua conclusão favorável em dezembro de 1997.
Por estar na paróquia escolhida como Catedral participou dos preparativos da instalação da Diocese e posse do seu primeiro Bispo em março de 1998.
Foi reitor do recém criado Seminário São José (filosofia e teologia) da Diocese de Amparo, entre 1999 e 2001. Pároco de Santo Antônio em Pedreira nos anos 2000 e 2001 foi transferido para Itapira, assumiu a Paróquia Santo Antônio em 07 de abril de 2002 onde ficou até 09 de agosto de 2009, quando transferiu seu cargo de pároco para o Pe. Ailton Cavicchioli Tiepo em celebração presidida pelo Bispo Diocesano Dom Francisco José Zugliani.

No dia 15 de agosto de 2009 assumiu como pároco a Paróquia Nossa Senhora das Graças em Águas de Lindóia, onde deve permanecer por um período de 6 anos a serviço do povo de Deus.
Secretaria Paroquial:
Responsáveis: Marisa e Érica

Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta-feira: das 8:00 às 17:00
Sábado: 8:00 às 12:00 horas

Telefone:(19) 3824-1156
(19) 99111-4442

E-mail: paroquia@paroquiaaguasdelindoia.com.br

Alguns Serviços Prestados:
- Agendamento de Batismo;
- Agendamento de Casamento;
- Agendamento de Missas;
- Inscrição para Catequese e Crisma;
- Inscrição para Curso de Noivos e outros cursos oferecidos.
Principais Serviços:
Agendamento de batizados, casamentos, missas, inscrições e informações sobre processo matrimonial, catequese, Crisma, cursos de Noivos e outros cursos. Atendimento em geral.

Batizados:
Terceiro sábado de cada mês.

Casamentos:

Igreja matriz:
sexta feira às 20:30 h (menos 1º e 4º sexta feira do mês)
sábado 11:00 h e às 19:30 h
Igreja N. S. das Graças:
Patrimônio Histórico:
Além do legado artístico, templos religiosos são considerados pontos turísticos porque
contam a história local. Muitos deles marcam a fundação da própria cidade, como é o caso
de Águas de Lindóia. Considerada marco zero, a Igreja Nossa Senhora das Graças foi tombada
como patrimônio histórico municipal.
Com esse reconhecimento, a construção não pôde mais ser ampliada. "Foi preciso construir um templo maior para receber os turistas",conta a historiadora Miriam Tozzi, referindo-se à Igreja Cristo Rei. A arquitetura desse novo espaço, aliás, com seus belos vitrais,
lembra uma estrela.
Imagem
Nossa Paróquia:
A paróquia Nossa Senhora das Graças situa-se na micro região de águas minerais da Serra da Mantiqueira, sendo muito procurada para descanso, tratamento terapêutico com as águas radioativas, pelo artesanato e pela natureza. Assim, a população dividida entre comerciantes, hoteleiros e assalariados exige uma Pastoral específica, mais voltada aos finais de semana e períodos de férias e temporadas para os turistas e durante a semana para os moradores da própria cidade. Para este trabalho, a paróquia conta com a participação das comunidades de: Matriz Cristo Rei, Centro; São João Batista, Bairro dos Pimentéis; Nossa Senhora Aparecida, Bairro Bela Vista; Nossa Senhora dos Desamparados, Bairro dos Francos; Imaculada Conceição, Bairro dos Moreiras; Senhor Bom Jesus, Casas Populares; São José, Bairro do Barreiro; Santa Rita de Cássia, Jardim Europa; Nossa Senhora Auxiliadora, Bairro dos Tanques; Nossa Senhora das Graças, Assunção (antiga igreja matriz).

Além das comunidades, a paróquia conta com os Núcleos de Evangelização São Rafael; Núcleo de Evangelização da Vila Assunção e Núcleo de Evangelização da Vila Beatriz, que foram criados após as missões populares realizadas no município.
Imagem
Festa da Padroeira:
A festa da Padroeira realiza-se anualmente, com grande jubilo, no dia 2 de julho, também comemorado como o dia da fundação da cidade. E uma festa muito piedosa, tradicionalmente frequentada pelo povo local e por muitos visitantes amigos, na maioria habitantes das cidades vizinhas e antigos moradores de Águas de Lindóia, residentes em outras localidades.
A festa consta de nova preparatória, grandemente participada pelos fiéis de todas as comunidades da Paróquia.
No dia 2 de julho, há uma ampla programação especial, com missa solene e muitas atividades, culminando com a procissão conduzindo a imagem de Nossa Senhora das Graças em seu andor, lindamente ornamentado, pelas ruas da cidade e terminado com a belíssima coroação de Nossa Senhora.
Doada pela Família Tozzi, desde a década de 50, pertence atualmente a Diocese de Amparo, sob a tutela do Bispo D. Francisco José Zugliani.
Recentemente, em 1986, a Igreja Nossa Senhora das Graças foi restaurada, graças ao trabalho e contribuição dos devotos da Virgem Padroeira, interessados também em preservar essa herança cultural e religiosa. É tombada pelo Patrimônio Histórico do Município.
Pároco:
Nome:
Padre Candido Eduardo da Costa

Nascimento:
10/02/1973

Ordenação:
12/12/2002

E-mail:nossasenhoragracas@ig.com.br
Breve Histórico:

Padre Candido Eduardo da Costa nasceu na cidade de Bragança Paulista no dia 10 de fevereiro de 1973. Aos 8 anos mudou-se para Águas de Lindóia.
Recebeu a Primeira Eucaristia com 12 anos e o Sacramento do Crisma com 16 anos.
Aos 22 anos entrou no Seminário, onde cursou os três anos de Filosofia e os quatro anos de Teologia, na PUC Campinas, morando na mesma cidade. Terminado o curso foi ordenado Diácono no dia 12 de setembro de 2002, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha e no dia 12 de dezembro, ordenando Presbítero na Igreja Matriz de Cristo Rei, em Águas de Lindóia.
No dia 26 de dezembro do mesmo ano, assumiu juntamente com Padre Pedro Maia Pastana a Paróquia de Santo Antônio e São Benedito, com o qual trabalhou por quatro anos. No dia 28 de dezembro de 2006, assumiu com o título de pároco a Paróquia de São Benedito, por um período de 5 anos, 13 de novembro de 2011.
Imagem
Nossa Senhora das Graças:
Águas de Lindóia foi colocada sob proteção de Nossa Senhora das Graças desde a sua fundação. O doutor Francisco Tozzi católico fervoroso, quando veio da Itália trouxe consigo de Benevento sua terra natal devoção à Madonna Delle Grazie, Maria Ss. Delle Grazie, para nós Nossa Senhora das Graças. Assim no início da formação da cidade, aos cinco de maio de 1918, foi lançada a pedra fundamental e construída a Igreja de Nossa Senhora das Graças que em janeiro de 1967 seria a nossa primeira Matriz. Uma imagem de Nossa Senhora (como esta) foi trazida da Itália em 1919 e recebida com muita alegria e reverência pelos antigos moradores das “ Thermas de Lindóia” como então era conhecido este lugar. A festa anual da padroeira no dia 2 de julho, também seguiu a tradição so sul da Itália. Na base da imagem vemos a inscrição “B. M. V. Gratiarum” (Bem Aventurada Maria Virgem das Graças). Contam que a devoção á Madona Delle Grazie teve inicio na região de Benevento quando a jovem Artelaide em 567 trazendo a imagem de Constantinopla, aí se refugio com seu tio Narsete, general imperial, para escapar das perseguições do imperador Giustiniano. Uma estampa de Napoli da litografia de Francesco Apicella,trazida pelos antigos fundadores testemunha que “ a verdadeira e milagrosa imagem de Bem Aventurada Maria Virgem da Graças, que é venerada na igreja dos Frades menores de Benevento foi coroada pelo cardeal Ursini por ordem do Papa Bento XIII no ano de 1723.” O papa Pio XII declarou a Madonna Delle Grazie de Benevento padroeira da região de Benevento aos 2 de outubro de 1954 e no di 13 de outubro de 1957 a Igreja de Madonna Delle Grazie (Nossa Senhora das Graças) foi declarada Basílica Menor. A maioria, no entanto conhece mais a tradição francesa, conforme a visão de Santa Catarina Labouré em 27 de novembro de 1830. “A Mãe de Deus apareceu-lhe numa espécie de quadro oval, de pé sobre o globo terrestre, do qual só se enxergava a metade, e seu pé esmagava a cabeça de uma serpente. Vestia uma túnica branca e um manto azul que lhe caía até os pés e suas mãos estendidas traziam nos dedos vários anéis com belíssimas pedras das quais partiam raios de luz indescritível brilho, que iam aumentando à medida que desciam.” A tradição conta que a Virgem disse a Santa Catarina: “ Estes raios são o símbolo das graças que derramo sobre as pessoas que me invocam.” A história da medalha milagrosa e de Irmã Catarina que foi a responsável pela sua cunhagem e propagação alcançou rapidamente lugares distantes e imenso número de fiéis . Diz uma historiadora que “O titulo de Nossa Senhora das Graças apesar de não ser novo, após o aparecimento da Virgem Maria a Santa Catarina Labouré, tomou grande incremento, espalhando-se por todo o mundo.” A nossa tradição vem de outra região e é anterior a essa mais popular. Por fim se as imagens são diversas a Mãe de Jesus é a mesma e o sinal é só um instrumento para nos auxiliar na oração e na elevação espiritual. Lamentamos que para alguns a diferença dos sinais possa trazer transtorno ou mal estar. Missas: Igreja matriz Nova- Cristo Rei Sábado- 18h00 Domingo- 10h00 e as 18h00 Missa: Igreja Matriz Velha- Nossa Senhora das Graças (Acima do Balneário) Sábado as 15h00 Informações: (19) 3824-1156 ou 3824-6699- WWW.paroquiaaguasdelindoia.com.br E-mail: nossasenhoragracas@ig.com.br
Imagem
Voltar
 
Página Principal
 
 
 ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Ver todas
 
DESTAQUES
 
 
VÍDEO EM DESTAQUE
Ver todos
 
PESQUISAR NO SITE
Digite a palavra ou frase de seu interesse:
 
 
Paróquia Nossa Senhora das Graças - Fone: (19) 3824-1156 - Rua Rio de Janeiro, 70 Centro - Águas de Lindóia (SP)