Paróquia Nossa Senhora das Graças
 
 ARTIGOS
Ver todos
 DESTAQUES
 
 
FOTOS EM DESTAQUE
Ver todas
 
 CADASTRE-SE
Cadastre seu e-mail para receber atualizações do nosso site:
 
 
 
História da Paróquia:
A paróquia de N. S. das Graças foi criada em 12/01/1967 e sua instalação ocorreu no dia 29/01/1967. A capela de N. S. das Graças foi a igreja matriz.

S. Maria Delle Grazie, para nós, Nossa Senhora das Graças, é venerada em Benevento, Itália, no seu Santuário Mariano, em cujo decreto datado de 1957, o Papa Pio XII a proclamou como Basílica Menor.

Dr. Francisco Tozzi, quando veio da Itália para o Brasil, trouxe consigo a devoção à Madonna Delle Grazie.

A imagem da Virgem das Graças veio da Itália em 1919 e estabeleceu-se no mesmo ano, que o dia da Padroeira seria a mesma data que era celebrada em sua terra natal na Itália, ou seja, 02 de Julho.

Na década de 1970, em virtude desta primeira capela não comportar tantos fiéis, começou-se a pensar na construção de uma nova igreja, num lugar amplo e central da cidade para melhor acolher o povo da cidade. O projeto da atual igreja matriz, que tem como padroeiro Cristo Rei, foi iniciado durante a gestão do Pe. Eduardo Tormo. Sua construção, bem como de todo conjunto paroquial, foi sendo constuído lentamente tendo sido terminada em 02/07/1990.
Patrimônio Histórico:
Além do legado artístico, templos religiosos são considerados pontos turísticos porque
contam a história local. Muitos deles marcam a fundação da própria cidade, como é o caso
de Águas de Lindóia. Considerada marco zero, a Igreja Nossa Senhora das Graças foi tombada
como patrimônio histórico municipal.
Com esse reconhecimento, a construção não pôde mais ser ampliada. "Foi preciso construir um templo maior para receber os turistas",conta a historiadora Miriam Tozzi, referindo-se à Igreja Cristo Rei. A arquitetura desse novo espaço, aliás, com seus belos vitrais,
lembra uma estrela.
Imagem
Nossa Paróquia:
A paróquia Nossa Senhora das Graças situa-se na micro região de águas minerais da Serra da Mantiqueira, sendo muito procurada para descanso, tratamento terapêutico com as águas radioativas, pelo artesanato e pela natureza. Assim, a população dividida entre comerciantes, hoteleiros e assalariados exige uma Pastoral específica, mais voltada aos finais de semana e períodos de férias e temporadas para os turistas e durante a semana para os moradores da própria cidade. Para este trabalho, a paróquia conta com a participação das comunidades de: Matriz Cristo Rei, Centro; São João Batista, Bairro dos Pimentéis; Nossa Senhora Aparecida, Bairro Bela Vista; Nossa Senhora dos Desamparados, Bairro dos Francos; Imaculada Conceição, Bairro dos Moreiras; Senhor Bom Jesus, Casas Populares; São José, Bairro do Barreiro; Santa Rita de Cássia, Jardim Europa; Nossa Senhora Auxiliadora, Bairro dos Tanques; Nossa Senhora das Graças, Assunção (antiga igreja matriz).

Além das comunidades, a paróquia conta com os Núcleos de Evangelização São Rafael; Núcleo de Evangelização da Vila Assunção e Núcleo de Evangelização da Vila Beatriz, que foram criados após as missões populares realizadas no município.
Imagem
Voltar
 
Página Principal
 
 
 ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Ver todas
 
DESTAQUES
 
 
VÍDEO EM DESTAQUE
Ver todos
 
PESQUISAR NO SITE
Digite a palavra ou frase de seu interesse:
 
 
Paróquia Nossa Senhora das Graças - Fone: (19) 3824-1156 - Rua Rio de Janeiro, 70 Centro - Águas de Lindóia (SP)