RELIGIOSAS DA DIOCESE DE AMPARO PARTICIPAM DE 1º ENCONTRO COM DOM PEDRO CARLOS
No domingo, 12 de dezembro, foi realizado o 1º Encontro de Dom Pedro Carlos Cipolini, bispo diocesano, com as Religiosas Consagradas da Diocese de Amparo. O encontro aconteceu das 14h00 às 17h30, na Casa das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena, em Amparo, e participaram 60 religiosas das diversas Congregações presentes na Diocese.

O encontro teve início com uma oração sobre o Tempo Litúrgico do Advento. Terminada a oração, dom Pedro Carlos agradeceu a presença de todas e pediu que as Irmãs se apresentassem, por Congregação, falando sobre cada fundador(a) e seu carisma. Depois, iniciou sua palestra, baseada no capítulo V da “Lumen Gentium”, Constituição Dogmática sobre a Igreja, e também sobre a “Perfectae Caritatis”, Decreto sobre a adequada renovação da Vida Religiosa, documentos estes do Concílio Vaticano II. O bispo, disse que a Vida Religiosa consiste no chamado de Deus para a vivência do Batismo, através dos Conselhos Evangélicos. Ela é um modo de testemunhar a santidade de toda a Igreja. “As Congregações Religiosas fazem parte do rebanho confiado ao Bispo, que é o Pastor da Igreja Particular”, disse. Lembrando que o objetivo primeiro do chamado é a entrega total da vida, isto é, seus membros devem viver exclusivamente para Deus. A renovação da vida religiosa compreende não só o contínuo regresso às fontes de toda a vida cristã e à genuína inspiração dos Institutos, mas também sua adaptação às novas condições dos tempos. A regra suprema de todos os Institutos Religiosos deve ser o seguimento de Jesus Cristo proposto no Evangelho. Devem ser guardados com exatidão o espírito e os intentos dos fundadores. Segundo a Irmã Maria Eny de Lourdes Paschoal, todos os Institutos devem participar da vida da Igreja, cultivar com esforço contínuo o espírito de oração. São muitos na Igreja os Institutos de Vida consagrada, de acordo com as várias obras de apostolado, cada um com dons diferentes, segundo a graça que lhes foi dada: do serviço, do ensinar, do repartir com desinteresse, de exercer a misericórdia com alegria, de realizar a assistência social e o cuidado com crianças, jovens e idosos, procurando sempre o exercício da caridade fraterna e promoção da vida humana. Todos são serviços confiados, confirmados pela Igreja e realizados em nome dela.

Ao final de sua palestra o bispo apoiou e incentivou todo o trabalho das religiosas realizado na Diocese. Disse que está faltando aqui na diocese, uma Congregação de Vida Contemplativa. “Seria bom que tivéssemos pessoas que rezam o tempo todo, enquanto nós rezamos e trabalhamos”, disse Dom Pedro Carlos.

Em seguida, após breve intervalo, as religiosas se reuniram em pequenos grupos para responderem a três perguntas: 1. Qual sua expectativa em relação ao ministério pastoral e atuação do Bispo Diocesano? 2. Em que as Religiosas podem colaborar no andamento pastoral da Diocese? 3. O carisma da sua Congregação ou Instituto ou Associação de Vida Apostólica prevê algum tipo de colaboração com a Pastoral Diocesana?

Terminado o trabalho em grupo, houve o plenário e em seguida todas as religiosas se dirigiram à Capela para participarem da Santa Missa presidida por Dom Pedro Carlos. “Foi um encontro muito bom e proveitoso. Todas as religiosas regressaram felizes e esperançosas para suas Comunidades Fraternas”, disse a Irmã Maria de Loudes.