CARDEAL BRASILEIRO É NOMEADO PARA DEPARTAMENTO DA CÚRIA ROMANA
O Papa Bento XVI nomeou nesta quarta-feira, 29, alguns cardeais - criados no Consistório de 20 de novembro passado - como membros de organismos da Cúria Romana.

Entre eles, está o Arcebispo de Aparecida, Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis, nomeado membro do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais (PCCS). O purpurado de Aparecida também foi confirmado como membro da Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL) - missão que já desempenha atualmente -, juntamente com o Arcebispo emérito de Quito, Cardeal Raúl Eduardo Vela Chiriboga, e o Arcebispo de Palermo, Cardeal Paolo Romeo.

O PCCS

A Constituição Apostólica Pastor Bonus, de 28 de junho de 1988, nos artigos 169 e 170, afirma que, ao PCCS, estão confiadas as responsabilidades de suscitar e apoiar adequadamente a ação da Igreja e dos fiéis nas múltiplas formas da comunicação, acompanhando os jornais católicos, as publicações periódicas, as emissões radiofônicas e televisivas, para que realmente correspondam à própria índole e função, divulgando a doutrina da Igreja.

Ao mesmo tempo, o Conselho deve favorecer as relações com as associações católicas, que atuam no campo das comunicações e examinar as demandas e concessões de autorização para as coberturas audiovisuais (foto, televisão, cinema, rádio) das cerimônias e dos lugares diretamente dependentes da Santa Sé.

O atual presidente do organismo vaticano é Dom Claudio Maria Celli e o secretário é monsenhor Paul Tighe.

Fonte: Rádio Vaticano e pccs.va