IRMÃS DOMINICANAS DE SANTA CATARINA DE SENA CELEBRAM 100 ANOS NO BRASIL
Na manhã de sábado, 8, às Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena celebraram 100 Anos de sua presença no Brasil. A celebração eucarística, que reuniu centenas de pessoas, aconteceu na Catedral Nossa Senhora do Amparo e foi presidida por dom Pedro Carlos Cipolini, bispo diocesano de Amparo e concelebrada por dom Valter, bispo emérito de Vitória da Conquista (BA), Pe. Francis Tadeu de Oliveira Mistrelli, Chanceler da diocese de Amparo e ainda, padres e frades vindos de outras localidades do Brasil.

Na celebração, também foi comemorado o jubileu de 25 anos da Irmã Iara Aparecida Brum, os 50 anos das irmãs, Rosina Anunciata Rossi e Maria Verônica Gomes, e ainda, os 60 anos de consagração das irmãs Olga Costa Megale, Alice Ferreira da Silva, Maria do Bom Pastor Bachega e Maria Luísa Saia. Também, durante a celebração, às irmãs Alexandra aparecida de Matos e Sônia Maria Santos Pacheco que fizeram sua consagração.

Em sua homilia, dom Pedro Carlos, lembrou do grande trabalho realizado pelas irmãs dominicanas no Brasil e em especial na cidade de Amparo uma das sedes da fraternidade no país e no Estado de São Paulo. Lembrou também o bispo, da Madre Teresa de Saldanha, fundadora da fraternidade, que lá em Portugal lançou a semente do amor, da bondade e especialmente da caridade. "Foram tantos desafios, dúvidas e desencontros. Mas tudo isso, só fez crescer a sua fé em Deus Pai. E a certeza de que Deus a escolhera para fundar uma grande obra de caridade. E hoje pode ver sua obra difundida por tantos lugares, principalmente, aqui no Brasil", disse.

A seguir, foi realizada a consagração das irmãs Alexandra aparecida de Matos e Sônia Maria Santos Pacheco.

Ao final da celebração, tomou a palavra a irmã Rita Maria Nicolau, Madre Superiora da Congregação Geral da Província Nossa Senhora do Rosário em Portugal que apresentou a todos um breve histórico das Irmãs Dominicanas, desde a sua fundação pela Madre Teresa de Saldanha até a vinda para o Brasil e a instalação em suas sedes. A madre, lembrou do trabalho realizado pela Congregação, das inúmeras obras de caridade, bem como, da sua missão de semear o Evangelho.

IRMÃS DOMINICANAS DE SANTA CATARINA DE SENA

Além da Casa Mãe em Portugal, a congregação encontra-se hoje em vinte Comunidades no continente e ilhas, constituindo a Província de Nossa Senhora do Rosário com sede na Avenida das Descobertas 27 - LISBOA.

As Dominicanas de Santa Catarina de Sena formam uma Congregação Religiosa apostólica, feminina, fundada por Teresa de Saldanha (1837 - 1916), no século XIX, em Portugal, incorporada na Ordem Dominicana, tendo como protectora e modelo no seguimento de Jesus, Santa Catarina de Sena.

Teresa de Saldanha foi a primeira mulher fundadora, em Portugal, após a extinção das Ordens Religiosas, de 1834. Sentiu a urgência de fazer algo pelo seu País que se encontrava mergulhado na ignorância e no erro. Ao fundar uma Congregação religiosa tinha em vista, em primeiro lugar, regenerar Portugal. As circunstâncias, porém, levaram-na a outros países.

As Irmãs Dominicanas buscam o Absoluto de Deus, incarnando a contemplação e a ação, numa atenção permanente aos apelos de Deus no mundo. Para tal incorporam os elementos fundamentais do carisma Dominicano: oração, a vida fraterna em comunidade, o estudo e o apostolado.

Pretendem viver e expressar a misericórdia em gestos, serviços e fundações de educação, de solidariedade e compaixão para crianças, jovens e idosos. Querem dilatar e perpetuar a obra de Teresa de Saldanha junto dos pobres, dos famintos e ignorantes.

Mais informações acesse o site: www.dominicanas.com.br