Paróquia Nossa Senhora das Graças
 
 ARTIGOS
Ver todos
 DESTAQUES
 
 
FOTOS EM DESTAQUE
Ver todas
 
 CADASTRE-SE
Cadastre seu e-mail para receber atualizações do nosso site:
 
 
 
NOVAS DIRETRIZES DA FORMAÇÃO PRESBITERAL DA IGREJA NO BRASIL
Imagem
“Luzes e Esperanças no processo formativo da Igreja no Brasil”. É com este tema que a Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) realiza, entre os dias 17 e 21 de janeiro, em Aparecida (SP), o seu 1º Congresso Nacional, que tem por objetivo celebrar e apresentar de forma oficial as Novas Diretrizes da Formação Presbiteral da Igreja no Brasil, conforme explicou o presidente nacional da OSIB, padre Paulo Bosi Dal’bó.

“Durante o Congresso iremos apresentar de forma oficial as Novas Diretrizes da Formação Presbiteral da Igreja no Brasil. Nós estaremos nesse Congresso trabalhando além da apresentação, as dimensões que integram o processo formativo. A dinâmica do encontro passará pela Dimensão Humano-Afetivo e Comunitária, assessorada por padre Dalton Barros; a Dimensão Pastoral Missionária [dom Leonardo Urich Steiner, bispo prelado de São Félix - MT]; e a Dimensão Intelectual e Espiritual [dom José Antônio Peruzzo, bispo de Palmares-Francisco Beltrão - PR]”, enfatizou padre Paulo.

Logo no dia 17 haverá uma apresentação oficial das novas diretrizes, depois no segundo momento da tarde, uma apresentação sobre “os desafios da formação presbiteral no Brasil hoje”. A partir daí, antecipa o presidente da OSIB, “vamos refletir os desafios emergentes e buscar alguns elementos para criar um itinerário formativo da Igreja no Brasil relacionado ao processo formativo. Teremos também a plenária para construir um pouco esse itinerário”.

Vocações

O Congresso da OSIB será um momento de conscientização sobre a necessidade de trabalhar com mais intensidade as vocações sacerdotais e religiosas. “Será um momento especial para as pessoas envolvidas no processo formativo: leigos, presbíteros, bispos, e toda a comunidade católica, se empenharem no estudo, aprofundamento e dedicação máxima a este rico documento para a Igreja. Precisamos agora unir forças no processo de conscientização e conquista de novas vocações. No momento atual sabemos que número de jovens que ingressam no seminário menor e no propedêutico é reduzido e devemos ter consciência de que vocações têm, mas faltam convites por parte da Igreja. O Congresso vem para despertar a Igreja Católica para a necessidade de investir cada vez mais no processo vocacional”, completou Dal'bó.

Fonte: CNBB
.
 
Voltar
Imprimir
Comentar
Página Principal
Divulgação:
 
 ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Ver todas
 
DESTAQUES
 
 
VÍDEO EM DESTAQUE
Ver todos
 
PESQUISAR NO SITE
Digite a palavra ou frase de seu interesse:
 
 
Paróquia Nossa Senhora das Graças - Fone: (19) 3824-1156 - Rua Rio de Janeiro, 70 Centro - Águas de Lindóia (SP)