PALESTRA SOBRE O TEMA DA CF-2011 ATRAIU GRANDE NÚMERO DE PESSOAS
“Aquecimento Verbal - O Clima esquentou na CF 2011”? Esse foi o tema da palestra ministrada pelo Agrônomo e Pesquisador da Embrapa-Campinas, Evaristo Eduardo de Miranda, nesse sábado, 22, aos catequistas e agentes de pastoral, presentes no Instituto Educacional Imaculada Conceição em Mogi Mirim.

No evento, que foi aberto pelo padre Carlos Roberto Panassolo, o palestrante destacou os mitos e verdades sobre as mudanças climáticas no planeta e suas conseqüências. “O clima no planeta passa por variações ao longo dos anos. Os ciclos interferem no clima da terra, assim, como os vulcões que são cerca de 1500 em todo o planeta”, explicou. Segundo o pesquisador, no planeta são 550 vulcões no solo e os 950 restantes no mar.

Miranda falou também sobre a matriz energética brasileira, que em 2010 chegou ao patamar de 47,3% de Energia Renovável e 52,7% de não Renovável. Sobre o desmatamento, lembrou que “a Europa já desmatou 99,7% de seu território, a África 93%, enquanto que o Brasil, que tanto é criticado, somente desmatou 29,6%”, disse.

Ao falar sobre o texto base da Campanha da Fraternidade desse ano, Miranda destacou alguns pontos importantes, mas também, segundo o pesquisador, algumas contradições. Lembrou também, da Encíclica “CÁRITAS IN VERITATE”, do papa Bento XVI, onde o Santo Padre coloca que “a natureza é a expressão de desígnios de amor e de verdade”.

Ainda na primeira parte da palestra (na segunda, os presentes puderam fazer perguntas ao palestrante), Miranda lembrou a todos, da importância de construirmos um mundo melhor, de respeitarmos a natureza e a biodiversidade, “Precisamos cuidar melhor da natureza, da biodiversidade”, disse. Logo em seguida, lembrou da grande preocupação de todo o mundo de tratar do problema da emissão de gases, quando um dos problemas mais sérios é o esgoto não tratado. “Vejam! Hoje no Brasil, mais de 100 milhões de pessoas não têm esgoto tratado”. Miranda, questionou também, a eficácia das Estações de Tratamento de Esgoto, construídas em vários municípios brasileiros. “Essa questão do tratamento de esgoto é muito complexa. Gastam-se milhões para se construir uma Estação de Tratamento. A água é tratada mas não serve para o consumo, servirá somente para outros fins. Mas, vocês já pensaram, o que é feito com o que fica na decantação? Para onde vai o resto que não é tratado?, perguntou, antes de encerrar, arrancando muitos aplausos dos participantes.

O agrônomo Evaristo de Miranda deverá fazer outra palestra sobre esse tema, agora, para o presbitério de Amparo, no dia 1 de fevereiro, terça-feira, no Centro de Pastoral Nossa Senhora do Amparo, na Paróquia-Catedral de Amparo.