COORDENADORES DA DIOCESE SE REUNEM PARA DISCUTIR A ELABORAÇÃO DO “PROJETO PASTORAL 2011”
“Projeto Pastoral 2011 – Rumo a elaboração do Plano Diocesano de Pastoral”, esse foi o tema do encontro do Conselho Diocesano de Pastoral, da diocese de Amparo, que esteve reunido na noite de segunda-feira, 7, no Centro de Pastoral da Paróquia Nossa Senhora do Amparo.
A reunião foi aberta pelo Coordenador Diocesano de Pastoral, Pe. Carlos Roberto Panassolo, que comentou um pouco sobre os trabalhos a serem desenvolvidos em 2011 pelas diversas pastorais e movimentos da diocese, bem como, sobre o projeto de elaboração do Plano Diocesano de Pastoral. “Inclusive, essa elaboração do Plano de Pastoral de nossa diocese é um desejo dos padres e dos agentes de pastorais já há algum tempo”, explicou. Lembrando, que já no mês de março, será realizado nas Foranias da diocese, o Encontro de Formação diocesano. “O tema do encontro será: Exortação Apostólica Pós Sinodal Verbum Domini , e é aberto ao Clero, pastorais, movimentos e aos membros engajados na vida de comunidade”.
Também, diante desse importante momento para a diocese, que é a elaboração e criação do Plano Pastoral Diocesano, se faz necessária, a Visita Pastoral de dom Pedro Carlos Cipolini, bispo diocesano de Amparo, a todas as cidades e comunidades da diocese. “Essa é a primeira etapa para a preparação do Plano de Pastoral. Esse momento é muito importante, pois, teremos a oportunidade de ter uma visão da realidade pastoral dentro da paróquia e da comunidade”, disse dom Pedro Carlos, durante o encontro com os coordenadores diocesano. “Teremos muito trabalho pela frente, mas, é bom, á necessidade de um maior entrosamento entre as pastorais e movimentos de nossa diocese. E tudo isso, faremos a luz do documento de Aparecida”.
Em seguida, o bispo, leu alguns trechos do documento de Aparecida – CELAM – onde mostra a importância do Leigo no desenvolvimento do trabalho pastoral realizado na Igreja. “Os Leigos, devem participar do discernimento, planejamento, execução, e ainda, na revisão do projeto pastoral diocesano”, disse. “Qualquer plano pastoral tem a necessidade de ser missionário”, disse o bispo.
.