DOM PEDRO CARLOS CIPOLINI MINISTROU PALESTRA “VERBUM DOMINI” EM ITAPIRA
Na tarde de domingo, 13, dom Pedro Carlos Cipolini, bispo diocesano de Amparo, ministrou na cidade de Itapira/SP a palestra – Exortação Apostólica Pós-Sinodal “VERBUM DOMINI” do Santo Padre o papa Bento XVI. A palestra na Forania São José, realizada na Igreja Matriz Santo Antonio, a primeira a ser feita na diocese (outras duas serão realizadas nas Foranias Nossa Senhora do Rosário e Sant’Ana) atraiu um grande número de agentes de pastorais das paróquias de Itapira e Mogi- Mirim.
Antes de iniciar a palestra, o bispo lembrou a todos da importância desses três encontros nas Foranias da diocese. “Com esse primeiro encontro damos início a nossa caminhada para a realização de um plano de pastoral, que servirá para orientar nossos planos de trabalho para que nossa diocese tenha um rosto”, disse. Lembrando, ser este um grande desejo de sacerdotes e agentes de pastorais já há algum tempo.
Ao iniciar a primeira parte da palestra, dom Pedro Carlos, resumiu alguns trechos da Exortação Apostólica do papa Bento XVI, "Verbum Domini", sobre a Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja. Este documento do Santo Padre é fruto do Sínodo realizado de 5 a 26 de outubro de 2008. Explicou o bispo, que na “primeira parte, titulada "Verbum Dei", o Papa faz insistência "no papel fundamental de Deus Pai, fonte e origem da Palavra, assim como a dimensão trinitária da revelação".
No primeiro capítulo, "O Deus que fala", se ressalta "a vontade de Deus de abrir e manter um diálogo com o ser humano, no qual Deus toma a iniciativa e se revela de diversas maneiras", disse.
"A resposta do homem ao Deus que fala" é o título do segundo capítulo. "O homem está chamado a entrar na Aliança com seu Deus que o escuta e responde a suas perguntas”, explicou. Segundo ele, a Deus que fala, o homem responde com a fé. A oração mais indicada é a realizada mediante as palavras que o mesmo Deus revelou e que se mantêm escritas na Bíblia.
O terceiro capítulo está dedicado ao tema "A hermenêutica da Sagrada Escritura na Igreja". “Nesta parte o papa afirma que a Sagrada Escritura deveria ser, como o manifesta a Constituição dogmática "Dei Verbum" sobre a divina revelação, a alma da teologia sagrada". Afirma-se que "a hermenêutica bíblica do Concílio Vaticano II deve ser redescoberta. “A reta hermenêutica exige a complementaridade do sentido literal e espiritual, uma harmonia entre fé e razão. Por isso sobre a relação entre cristãos e judeus com referência às Escrituras, "se sublinha que é muito especial porque compartilham boa parte delas", explicou o bispo.
Na segunda parte que se titula "Verbum in Ecclesia". No primeiro capítulo, "A Palavra de Deus e a Igreja", sublinha-se que graças à Palavra de Deus e à ação sacramental, Jesus Cristo é contemporâneo aos homens na vida da Igreja.
"A Liturgia, lugar privilegiado da Palavra de Deus" é o título do segundo capítulo, no qual se insiste "no elo vital entre a Sagrada Escritura e os sacramentos, em particular, a Eucaristia", disse o bispo. “Aqui recorda-se a importância do Lecionario e da proclamação da Palavra e do ministério de leitorado, insistindo sobre tudo na preparação da homilia, um tema de grande importância na Exortação Apostólica pós-sinodal”.
O terceiro capítulo está dedicado à "Palavra de Deus na vida da Igreja", onde se destaca a importância da animação bíblica da pastoral, a dimensão bíblica da catequese, a formação bíblica dos cristãos, a Sagrada Escritura nos grandes encontros eclesiásticos, e a Palavra de Deus em relação com as vocações. “Nesse capítulo o Santo Padre também dá uma especial atenção à Lectio divina e à oração Mariana, explica dom Pedro Carlos.
A terceira parte, titulada "Verbum mundo", sublinha "o dever dos cristãos de anunciar a Palavra de Deus no mundo no que vivem e trabalham. No primeiro capítulo, "A missão da Igreja: anunciar a Palavra de Deus ao mundo", “Aqui destaca-se que a Igreja está orientada ao primeiro anúncio, "ad gentes", aos que ainda não conhecem verbo, Palavra de Deus, mas também àqueles que foram batizados mas que necessitam uma nova evangelização para redescobrir a Palavra de Deus", disse.
"Palavra de Deus e compromisso no mundo", é o título do segundo capítulo. “Nele se recorda que os cristãos estão chamados a servir a Deus nos irmãos mais pequeninos e, portanto, a comprometer-se na sociedade para a reconciliação, a justiça e a paz entre os povos”, lembra o bispo.
O terceiro capítulo é dedicado à "Palavra de Deus e as culturas". Fica de manifesto "o desejo de que a Bíblia seja melhor conhecida nas escolas e universidades e que os meios de comunicação social usem todas as possibilidades técnicas para sua divulgação.
"Palavra de Deus e diálogo inter-religioso", é o tema do quarto capítulo. Nesse capítulo a "Verbum Domini" oferece umas indicações úteis sobre o diálogo entre cristãos e muçulmanos. “Assim como com os pertencentes a outras religiões não cristãs, no marco da liberdade religiosa, que implica não só a liberdade de professar a própria fé em privado e em público, mas também a liberdade de consciência, quer dizer, de escolher a própria religião".
Ao final da apresentação, dom Pedro Carlos respondeu há algumas perguntas, dúvidas, e agradeceu a todos pela participação. “Estou muito feliz por estarmos aqui, dando essa palestra para vocês todos. Olha quanta gente, que deixaram seus afazeres, seu lazer, sua casa, para estar aqui. Muito obrigado! Não esperava tanta gente assim. Agradeço também a presença dos padres da Forania São José, seminaristas e ao Pe. Adriano Broleze por ter cedido essa Matriz de Santo Antonio para esse nosso primeiro encontro”.

PALESTRAS
Dia 20 - Domingo – 14h30 – Forania N. Sra. do Rosário – Paróquia N. Sra. do Rosário em Serra Negra/SP.
Dia 27 – Domingo – 14h30 – Forania Sant’Ana – Paróquia Sant’Ana em Pedreira/SP

.