MENSAGEM DE DOM PEDRO CARLOS PARA O 13º ANIVERSÁRIO DE INSTALAÇÃO DA DIOCESE DE AMPARO
Aos presbíteros, pessoas consagradas
e fiéis leigos da Diocese de Amparo

EM NOME DE JESUS!

A todos vós amados no Senhor, desejo: “ graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e de Jesus Cristo nosso Senhor” (2Tm 1,2). Dia 25 de março próximo vamos comemorar o 13º aniversário de instalação da Diocese de Amparo. Para solenizar esta data será celebrada uma missa às 19h30 na Catedral de Nossa Senhora de Amparo. Convidamos a todos para participarem. Em especial pedimos que cada comunidade paroquial se faça representar nesta ocasião.

Nossa diocese nasceu no dia de sua criação em 23 de dezembro de 1997, quando o Papa João Paulo II assinou a bula de criação. Porém foi instalada solenemente dia 25 de março, de 1998, data que desejamos comemorar.

Nestes treze anos a diocese de Amparo teve como seu primeiro pastor D. Francisco José Zugliani. A Diocese nascente fez seu itinerário como Igreja Particular. Muitas realizações e bênçãos de Deus sinalizaram o itinerário destes treze anos, marcados pelo empenho na construção do Seminário São José em Jaguariúna. Seminário ainda não concluído dado a magnitude da obra. Louvamos a Deus por tanto bem realizado, sobretudo pelos sacerdotes ordenados neste período e que hoje, estão à frente dos trabalhos pastorais em nossa Diocese.

Na evolução da história de nossa Diocese, o presente ano está sendo marcado como início de uma nova etapa da caminhada. Desde minha chegada como bispo diocesano em outubro do ano passado, pude perceber o anseio de nossa Igreja por mudanças. Ouvindo o clero e os leigos nos vários encontros dos quais pude participar, estas mudanças são indicadas de modo especial em três direções: a) desejo de maior comunhão, participação e diálogo em todos os âmbitos, b) direcionamento pastoral que se expresse através de Planejamento Pastoral Participativo que culmine num Plano de Pastoral, o qual dê rosto à nossa Igreja, engajando-a em uma pastoral de conjunto c) por fim, uma melhor organização material, racionalizando o uso dos recursos existentes.

Projetando nosso futuro a partir da vivência do momento presente, buscando satisfazer estes anseios, em especial o desejo de ter um Plano de pastoral, queremos viver um tríduo em comemoração aos quinze anos de nossa Diocese que se dará em 2013. Neste primeiro ano programamos encontros de formação sobre a Palavra de Deus e sobre o Documento de Aparecida, em nível de Foranias e Paróquias, finalizando com uma Assembléia Formativa. Assim teremos uma base sólida, para que no segundo ano do tríduo (2012), prossigamos nosso planejamento estudando nossa realidade e procurando vê-la à luz do que foi estudado anteriormente. A partir daí vamos formular nosso “objetivo pastoral”, escolher prioridades e articular um plano de pastoral. Desta forma esperamos que ao celebrar em março de 2013, os quinze anos de instalação de nossa Diocese, poderemos ter nosso Primeiro Plano de Pastoral, o que será uma conquista de todos e um marco na nossa história.

O objetivo desta carta é não só convidar e informar, mas também pedir que todos se tornem responsáveis por tudo que desejamos realizar em nossa Igreja, com a participação e colaboração de cada um. São Paulo escreve que “embora muitos, formamos um só corpo em Cristo” (1Cor 12,12). Que possamos viver este lema como objetivo a ser alcançado em nossas atividades. Que seja o impulso a nos levar sempre avante no empenho pelo Reino de Deus.

No momento atual de nossa Igreja, somos mais que nunca, chamados a ser discípulos e missionários. Surge diante de nós o exemplo fulgurante de Maria a Mãe de Jesus. A mãe que se fez discípula, ouvinte fiel da palavra que meditava em seu coração e proclamada em seu cântico de louvor e agradecimento (Lc 1,46-55). Maria é nossa companheira no itinerário da fé. Nós a invocamos como Nossa Senhora do Amparo venerada em nossa igreja Catedral, a qual desejo consagrar através do rito de dedicação a Deus em louvor de sua Mãe Santíssima, a Senhora do Amparo, no dia de sua festa 08 de setembro próximo. Celebração esta, para a qual convidamos de antemão todos os diocesanos.

Que a oração nos fortaleça, a fim de vivenciarmos com amor e esperança este tempo favorável do qual o Senhor nos faz participantes. Na alegria de poder servir nossa Diocese no ministério que me foi confiado envio de coração a minha benção.

+ Dom Pedro Carlos Cipolini - Bispo Diocesano de Amparo

.