DOM PEDRO CARLOS É O NOVO “IMORTAL” DA ACADEMIA AMPARENSE DE LETRAS
Na noite de sexta-feira, 11, às 20h, Dom Pedro Carlos Cipolini tomou posse como novo “Imortal” da Academia Amparense de Letras. O evento aconteceu na Câmara Municipal de Amparo, em sessão solene da AAL, sob a presidência do acadêmico Adib Feres Sad.
Eleito por unanimidade pelo colegiado da Academia Amparense de Letras Dom Pedro Carlos irá ocupar a Cadeira nº 02 da “Casa dos Imortais”. Proposto pelo acadêmico Alexandre Silva, o novo “imortal” irá suceder a acadêmica Rachel Sampaio, membro cofundador da instituição, falecida em 28 de julho de 2010.
Em seu discurso de posse, Dom Pedro Carlos agradeceu aos membros da AAL pela honra em integrar tão importante instituição e fez menção a sua antecessora da Cadeira nº 02, Raquel Sampaio e ao seu patrono Octacílio Cunha de Oliveira.

DOM PEDRO CARLOS CIPOLINI
Nascido em Caconde/SP aos 4 de maio de 1952, o novo acadêmico, atual bispo da Diocese de Amparo, é doutor em Eclesiologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, bem como ex-professor titular de História da Igreja Antiga, Eclesiologia, Mariologia e Epistemologia Teológica, Estágio Pastoral (Ecumenismo e Pastoral Urbana) da PUC-Campinas. Ex-articulista semanal do jornal “Correio Popular”, de Campinas (SP), o novo acadêmico é autor de várias obras literárias, entre elas a obra “Cidade transfigurada: o futuro do mundo urbano passa pela solidariedade”.
Em 14 de julho de 2010, foi nomeado, pelo Papa Bento XVI, Bispo da Diocese de Amparo, recebendo a sagração episcopal em 12 de outubro de 2010, na Catedral de Campinas, e tomando posse da Diocese de Amparo em 24 de outubro de 2010.
.