DOM PEDRO CARLOS PARTICIPA DE EVENTO COM O GOVERNADOR DO ESTADO EM AMPARO
Na tarde de sábado, Dom Pedro Carlos Cipolini, bispo de Amparo e Dom Francisco José Zugliani, bispo emérito, participaram de evento com o governador Geraldo Alckmin (PSDB) em Amparo, onde foi anunciado investimentos de R$ 116 milhões na duplicação da Rodovia João Beira (SP-95), importante via de acesso ao Circuito das Águas, entre Jaguariúna e Amparo. O trecho de 23 quilômetros, além de duplicado, receberá melhorias da primeira pista e execução de dispositivos de acessos e retorno. “Essa obra, tão importante para a região, teve grande apoio da Igreja Diocesana de Amparo. Foram várias reuniões com políticos e empresários da região e a coleta de mais de 20 mil assinaturas que foram entregues em um abaixo assinado ao governo do Estado, pedindo a duplicação da Rodovia”.

Ainda este ano, em suas Visitas Pastorais nas cidades da diocese, Dom Pedro Carlos incansavelmente tratou deste assunto com políticos, prefeitos e empresários para que essa obra grandiosa e tão necessária para a região fosse realizada.

RODOVIA SP-95 - "Rodovia da Morte"

Com pistas únicas de direção, a SP-95 apresenta uma série de problemas em sua estrutura, principalmente pela falta de dispositivos de segurança. Entre Amparo e Pedreira, por exemplo, não há rotatória em trechos de grande circulação, como no acesso aos distritos industriais. Além da redução da velocidade dos veículos, estes dispositivos garantem a segurança dos pedestres, que também utilizam a rodovia, e reduzem o número de acidentes fatais em seus 31 quilômetros de extensão.

O anúncio da duplicação da SP-95 feito pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), ocorre após análise de estudo obtido pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem) sobre o VDM (Volume Diário Médio de Tráfego). No comparativo do biênio 2007/2008, o número total de veículos que utilizou a Rod. João Beira passou de 8,7 mil para 9,2 mil/ano. Em 2009, o VDM registrado chegou a 17,4 mil veículos e, no ano passado, ultrapassou 15,3 mil veículos/ano. Hoje, 28 mil veículos utilizam diariamente o trecho da rodovia entre os municípios.
.