PASTORAL DA CRIANÇA REALIZOU EVENTO PARA CELEBRAR O DIA MUNDIAL DA ORAÇÃO E AÇÃO PELA CRIANÇA
No domingo, 20, a Pastoral da Criança da diocese de Amparo realizou evento na paróquia São João Batista em Amparo para celebrar o Dia Mundial da Oração e Ação pela Criança, que este ano, teve como tema central a “Redução da violência e a construção da paz”.

O evento, contou com grande número de Agentes da Pastoral da Criança vindos das onze cidades da diocese. Tendo início na manhã de domingo, os agentes tiveram uma palestra com o Pe. Carlos Roberto Panassolo, Coordenador Diocesano de Pastoral, que falou sobre a Violência contra as crianças na família. “A família como base do desenvolvimento humano deve ser o ponto de partida para uma criança receber orientação e amor. No entanto, diversas famílias proporcionam esse desenvolvimento moldado por agressões gratuitas ou ainda violência justificada supostamente pelo amor”, explicou. Lembrou ainda, que as pessoas que sofreram violência na infância, quando crescem, reproduzem essa atitude, “tornando-se adultos violentos. A violência não é hereditária, mas sim aprendida”.

Na parte da tarde, foi celebrada missa presidida por Dom Pedro Carlos Cipolini e concelebrada pelos padres Carlos Roberto Panassolo e Edgar de Barros Briozo, Assessor da Pastoral da Criança na diocese de Amparo.

Em sua homilia, Dom Pedro Carlos também tratou do tema da Violência contra as crianças destacando o grande trabalho realizado pela Pastoral da Criança na diocese e no Brasil. “Quero ressaltar o importantíssimo trabalho realizado por essa Pastoral em nossa diocese e em nosso país. Em todos os lugares em que a pastoral da Criança atua há uma redução enorme na mortalidade de crianças”. Lembrando que a Pastoral atende na diocese de Amparo cerca de 1960 famílias, sendo 2543 crianças, 160 gestantes, tendo a atuação de 407 líderes comunitários.

O Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança – 20 de novembro – foi instituído durante o III Fórum Global da Rede Global de Religiões para a Infância (GNRC), realizado em Hiroshima, em maio de 2008. A data foi escolhida por ser o Dia Internacional da Infância, momento em que foi proclamada a Convenção sobre os Direitos da Criança pela Organização das Nações Unidas (ONU).
.