A vida e suas formas de se comunicar
Até mesmo o silêncio, isento de qualquer som, comunica um sentido e, se bem ‘ouvido’, nos diz mais que um livro repleto de conceitos, ou uma palestra inteligente. O silêncio... Ah se o mundo o conhecesse melhor, tantas mágoas seriam evitadas por palavras fora do lugar, do contexto.
A comunicação faz parte da vida do ser humano. O bebê não sabe falar, mas se tem fome, chora comunicando o desejo de ser alimentado. Comunicar-se faz parte da vida de todos os seres vivos. As plantas, por exemplo, comunicam a vida através das estações: nascem, crescem, florescem e um dia morrem. Cada fase da vida é um estímulo à comunicação contínua. Os animais não falam – são privados da comunicação verbal/falada. Mas sabem bem utilizar de um outro tipo de comunicação: sonora e corporal. O cachorro, por exemplo, se comunica através do latido. Os pássaros, cada um com cantos e sons diferentes, comunicam a harmonia com a vida. A maneira como se comportam e agem, são pistas para comunicar algo. A natureza é mestre em comunicação. Se o céu escurece, sabemos que vai chover. Se o sol se anima logo de manhã, é sinal de um dia caloroso. A direção do vento também indica o rumo da chuva. O vento é um ilustre orientador. Ele sopra o silêncio que lhe é confiado. No silêncio há a oportunidade de ouvir o que as palavras não conseguem comunicar.
Ainda estamos sentindo o gosto das festividades de final e início de ano. Agora é tempo de silenciar e absorver na alma o que é realmente importante para mais uma caminhada. O ano que nasce é mais que um marco no calendário civil. É ponto de partida para uma jornada que exige amor, coragem e ânimo, hoje. Já dizia o poeta, que o ontem e o amanhã são tempos que não possuímos. O presente é o que temos em mãos para trabalhar as possibilidades. O que não deu certo ontem pode ser conquistado hoje. Os sonhos futuros só serão realizados, se sonhados hoje.
Vivemos do agora. O passado e o por vir, estão distantes...
“Há um tempo para cada coisa”, já nos orienta a Sagrada Escritura.

Josi Mara Nolli é Jornalista em Mogi Mirim e agente da Pascom da Diocese de Amparo.