Reinauguração da Igreja Nossa Senhora das Graças – Águas de Lindóia – São Paulo Diocese de Amparo
Tudo o que se refere a Deus e a implantação do seu Reino, faz com que a Igreja unida na mesma fé e no mesmo ideal, possa tomar iniciativas para que isso aconteça em nosso meio.
O salmo 69,10 diz: “O zelo por tua casa me consumirá”.
Se a nossa Igreja é constituída por homens desejosos de alcançar a vida e a recompensa eterna, então, se faz necessário o zelo pelo bom ambiente do local de oração, favorecendo assim, o contato com Deus com os seguintes exemplos: o silêncio, a limpeza, a boa ornamentação, a acomodação e principalmente a conservação.
Aqui, na Cidade de Águas de Lindóia temos a satisfação de ter uma Igreja dedicada a Maria Santíssima, com o titulo de Nossa Senhora das Graças, cujos referenciais históricos foram e ainda são de suma importância para a evangelização desse povo que se orgulha em tê-la como padroeira.
Acompanhemos um breve histórico dessa Igreja:
Senhora Maria Delle Grazie para nós Nossa Senhora das Graças é venerada em Benevento, Itália no seu Santuário Mariano.
Dr. Francisco Tozzi, natural de um Reino em Benevento, província de Nápoles, quando veio para o Brasil trouxe consigo a devoção a essa Santa.
Católico fervoroso e praticante lançou perante uma comissão de bispos e padres a pedra fundamental da primeira capela de Águas de Lindóia, como consta nos arquivos da Arquidiocese de Campinas. (Cópia Original).
Ao trazer a imagem da Madonna Delle Grazie em 1919 para essa cidade, estabeleceu-se nesse mesmo ano uma data para se comemorar a festa em sua honra, fixada no dia 02 de Julho de cada ano, conforme era celebrada em sua terra de origem.
Durante muitos anos essa Igreja foi considerada como a matriz de Águas de Lindóia. Com a construção da Igreja Cristo Rei, todas as cerimônias religiosas foram transferidas para a Nova Matriz.
Situada na Ladeira Nossa Senhora das Graças nº 115, atualmente lá se realizam apenas algumas cerimônias de casamentos e batizados, a festa da padroeira, bem como as Santas Missas todos os sábados às 15:00hs.
Contudo, fomos motivados a agradecer a Deus mais uma vez, por nos ter dado esse presente valioso na vida dos nossos antepassados, e também em nossas vidas.
Uma grande campanha para a troca do piso na nave da igreja foi iniciada, e mais recentemente uma outra campanha para a nova escadaria frontal. Ambas já concluídas.
Mais uma vez, fica confirmado o Amor que os fiéis católicos dessa cidade, e as pessoas que por aqui passam sentem por essa Igreja, que do alto da montanha esbanja toda sua beleza, encanto e curiosidade.
Desde já, pedimos as copiosas bênçãos de Deus e a maternal intercessão de Nossa Senhora das Graças, a todos que colaboraram e ainda estão colaborando conosco nessa empreitada.