Festa de Nossa Senhora dos Desamparados
Nossa Senhora dos Desamparados é padroeira da cidade de Valencia, na Espanha, e sua devoção remete ao ano de 1448, a partir de um fato acontecido naquela localidade.
Conta-se que um padre, de nome Jofre, caminhava por uma rua, quando se deparou com alguns jovens praticando um ato de violência contra um doente mental, que em uma crise de loucura agredia pessoas que passavam pelo local. O padre interveio na ação dos jovens e, penalizado pela situação de exclusão daqueles com algum tipo de deficiência, resolveu criar uma instituição para auxiliá-los. Assim, com a ajuda de um pequeno grupo de pessoas, construiu um abrigo com uma capela, a qual dedicou a Nossa Senhora, sob o título de Nossa Senhora dos Desamparados.

Algum tempo depois, precisando de uma imagem para adornar o altar da capela, aceitou a oferta de dois peregrinos que passavam pela cidade. Abrigou-os no local e, em três dias, a imagem estava pronta. Uma senhora cega e paralítica, que lá vivia, foi a única testemunha do trabalho dos peregrinos, que, ao terminá-lo, sumiram misteriosamente. Ela foi a primeira a ver a imagem e ficou curada de seus problemas. A notícia do milagre se espalhou pela cidade e logo muitos doentes acorreram ao local, alcançando também várias graças por intercessão de Nossa Senhora dos Desamparados.

Dois séculos depois, em 1667, a imagem foi transferida para uma igreja construída em sua honra e até hoje existe a confraria de Nossa Senhora dos Desamparados, obra social de atendimento aos pobres, doentes e necessitados.
Nossa Senhora dos Desamparados rogai por nós!