Novo Bispo: Dom Luiz Gonzaga Fechio
NOVO BISPO DA DIOCESE DE AMPARO
Nesta manhã, no Vaticano, o Sumo Pontífice, Papa Francisco, nomeou para a Diocese de Amparo, o Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte (MG) Dom Luiz Gonzaga Fechio, que foi transferido para a nossa Diocese de Amparo, atendendo o pedido de Vossa Santidade.

Nossa diocese estava em sé vacante desde o dia 27/05/2015, quando Dom Pedro Carlos Cipolini foi transferido para a Diocese de Santo André. Neste período, o colégio de Consultores de nossa Diocese elegeu o Padre Pedro Maia Pastana como Administrador Diocesano.

A Diocese de Amparo agradece e louva ao Deus Misericordioso pela vida do Padre Pedro Maia Pastana que conduziu nossa diocese, neste período e dá as boas vindas ao seu novo Pastor.

Dom Luiz Gonzaga Fechio nasceu no dia 4 de dezembro de 1965, na cidade de Matão, São Paulo, onde também recebeu os sacramentos da iniciação cristã. Seus pais são Ernesto Fechio e Iracy Paulichi Fechio.

Dom Luiz estudou teologia entre os anos 1987 e 1990 na PUC Campinas. Recebeu a ordenação sacerdotal no dia 14 de dezembro de 1990. Foi padre da diocese de São Carlos (SP) até sua nomeação como bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Nos seus dois primeiros anos como sacerdote, de 1991 a 1992, dom Luiz trabalhou na Paróquia Santo Antônio, em São Carlos, colaborando também no Seminário Diocesano, como orientador espiritual e auxiliando em algumas aulas. Nos cinco anos seguintes (1993 a 1997), foi vigário paroquial e pároco nas cidades de Bariri e Itaju. Em 1998, transferido para Jaú, atuou como pároco nas paróquias Nossa Senhora do Patrocínio e Nossa Senhora de Fátima e reitor no Seminário Propedêutico, entre os anos 1998 e 2006. Nos dois anos posteriores cursou mestrado. Retomou o Propedêutico no segundo semestre de 2008, até 2009, quando foi transferido para exercer a função de reitor no Seminário Maior (Filosofia), em São Carlos(SP). De abril de 2009 até sua ordenação episcopal realizou trabalho pastoral na Paróquia Santos Anjos, em São Carlos. Durante o período em que trabalhou como formador, participou do Conselho de Presbíteros. Foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte no dia 19 de janeiro de 2011 e recebeu a ordenação episcopal no dia 19 de março, na Catedral de São Carlos (SP).

Site da Diocese de Amparo