REUNIÃO PROMOVE LANÇAMENTO DO TEXTO-BASE DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE NA DIOCESE
No domingo, 28, cerca de 60 pessoas estiveram presentes no lançamento do Texto-base da Campanha da Fraternidade de 2011 (CF), na diocese de Amparo. O evento, que teve início às 14hs, foi realizado no Centro de Pastoral da Paróquia Nossa Senhora do Amparo e contou com a presença especial de dom Pedro Carlos Cipolini, bispo diocesano de Amparo, Pe. Carlos Roberto Panassolo, Coordenador Diocesano de Pastoral e Pe. Francis Tadeu de Oliveira Mistrelli, Chanceler do Bispado e pároco da Catedral, além de representantes de pastorais das paróquias da diocese. No encontro, Pe. Panassolo falou aos presentes do tema da Campanha da Fraternidade de 2011, “Fraternidade e a Vida no Planeta”, e o lema: “A criação geme em dores de parto”. “A Campanha da Fraternidade irá nos possibilitar uma ampla discussão de vários temas importantíssimos como: o aquecimento global e as mudanças climáticas que estão acontecendo hoje”, destacou. “A Campanha nos convida a aprender e a respeitar o mundo que Deus criou e nos confiou”.

Em seguida, Pe. Panassolo passou a palavra ao coordenador diocesano da Campanha o Sr. André Rossi e a representante Sra. Cacilda Alves Felippe Martins, que apresentaram a todos os presentes o material da CF 2011 e de como usá-lo para uma maior preparação da campanha nas paróquias e em suas Comunidades.

CAMPANHA DA FRATERNIDADE

A Campanha da Fraternidade é uma campanha realizada anualmente pela Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil, sempre no período da Quaresma. Seu objetivo é despertar a solidariedade dos seus fiéis e da sociedade em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos de solução. A cada ano é escolhido um tema, que define a realidade concreta a ser transformada, e um lema, que explicita em que direção se busca a transformação. A campanha é coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

* Educar para a vida em fraternidade, com base na justiça e no amor, exigências centrais do Evangelho.

* Renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja Católica na evangelização e na promoção humana, tendo em vista uma sociedade justa e solidária.

O gesto concreto se expressa na coleta da solidariedade, realizada no Domingo de Ramos. É realizada em âmbito nacional, em todas as comunidades cristãs católicas e ecumênicas. A destinação é a seguinte: 45% para a própria paróquia aplicar em programas de promoção humana; 35% para a Diocese aplicar na mesma finalidade; 10% para a CNBB Regional e 10% para a CNBB Nacional.

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011 – HINO. Assista ao vídeo e baixe em MP3. Tema: Fraternidade e vida no planeta. Lema: A criação geme em dores de parto.