FESTA DE CORPUS CHRISTI

"Isto é o meu Corpo que será entregue por vós" (I Cor 11,24)

Corpus Christi significa Corpo de Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.
A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.
Durante esta festa são celebradas missas festivas e as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão onde é conduzido geralmente pelo Bispo, ou pelo pároco da Igreja, o Santíssimo Sacramento que é acompanhada por multidões de fiéis em cada cidade brasileira. Aqui em nossa paróquia, voluntários enfeitam com lindos tapetes a ladeira Nossa Senhora das Graças.
A tradição de enfeitar as ruas começou pela cidade de Ouro Preto em Minas Gerais. A procissão pelas vias públicas, é uma recomendação do Código de Direito Canônico que determina ao Bispo Diocesano que tome as providências para que ocorra toda a celebração, para testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia.
A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.
“Ao comungarmos Jesus eucarístico, somos muito mais que os ostensórios porque, enquanto não comunica Sua vida divina aos objetos sagrados, Ele se nos dá totalmente, aumentando em nós o amor e a santidade.
A presença de Jesus na Eucaristia não é apenas estática – para que O adoremos –, como para que d’Ele comunguemos. Assim, na procissão com o Santíssimo, Cristo estará na custódia, mas também em nossos corações, tornados como que “ostensórios vivos”. Nós, por outro lado, quando recebemos a comunhão, estamos realizando o ato mais santificador da nossa vida espiritual.
Por isso, ao comungarmos, devemos preocupar-nos não somente com as disposições mínimas para receber a Eucaristia, mas também em aumentar a eficácia de Sua ação em nossa alma. Para tanto, é preciso que nos aproximemos de Jesus sacramentado com amor, um amor que anseia pela presença do Amado. Os grandes santos, como Santa Teresa de Ávila, tinham uma verdadeira sede de Nosso Senhor na Eucaristia e passavam por enormes sofrimentos quando, por obediência, se tinham de afastar desse divino manjar.
Para preparar a nossa comunhão na Missa, é importante visitar Jesus no sacrário, senão física, ao menos espiritualmente, a fim de dizer-Lhe o quanto gostaríamos de recebê-Lo. Essa prática é muito importante para quem está em estado de amizade com Deus e é reconhecida pelo Concílio de Trento, que elenca três modos de comungar Nosso Senhor:
“Alguns só o recebem sacramentalmente: são os pecadores; outros só espiritualmente: são aqueles que, comendo em desejo aquele pão celeste que lhes é oferecido, com a fé viva “que opera pelo amor” [Gl 5, 6], sentem seu fruto e utilidade; outros ainda recebem-no ao mesmo tempo sacramental e espiritualmente: são os que se examinam e preparam de tal modo que, vestidos com a veste nupcial [cf. Mt 22, 11ss], se aproximam desta mesa divina.” [1]
Celebrar Corpus Christi é recordar a presença santificadora de Cristo, para cuja recepção devemos nos preparar com muito cuidado. Afinal, é muitíssimo grave que recebamos a santíssima Eucaristia de forma displicente e negligente. Não se está nem a falar da comunhão em estado de pecado – o que é um sacrilégio –, mas de recebê-la de modo frouxo, laxo e tíbio, sem ganhar os frutos deste sacramento.
Para recebê-Lo digna e eficazmente, é necessário que nos exercitemos no amor, pedindo-Lhe uma fome cada vez maior de Sua presença. Assim, receberemos de Deus as graças para alargarmos o nosso coração.